Tecnologia CFD aplicada em Ambiência Animal


A Fluidodinâmica Computacional (CFD) é uma ciência capaz de apresentar de forma 3D o comportamento da temperatura, umidade e velocidade do ar dentro de granjas e criadouros de animais, fatores críticos quando se trata de ambiência animal. A tecnologia permite uma análise minuciosa do comportamento térmico e dos fluxos de ar que estão presentes no ambiente. Baseado no resultado do estudo CFD o ambiente pode ser detalhado com extrema precisão, técnica que permite avaliar como estes fluxos e temperaturas influenciam o ambiente.

Problemas decorrentes dos desequilíbrios térmicos existentes, podem ser facilmente detectados através da visualização tridimensional, onde a causa raiz do problema é diagnosticada e melhorias podem ser desenvolvidas de forma assertiva. O tratamento dos problemas ocorre diretamente na causa.

Benefícios da adoção dessa tecnologia

Reduz custos

O CFD irá proporcionar a melhor adequação do sistema de ventilação do ambiente, o que irá ocasionar uma homogeneização do ar no criadouro, consequentemente, custos relacionados com o consumo energético com sistemas de monitoramento passam a ser reduzidos, devido o sistema não precisar acionar constantemente o sistema de ventilação para equilibrar as temperaturas.

Retrabalho

Após os ajustes necessários definidos pelo CFD, o sistema dificilmente necessitará de ajustes no decorrer do tempo, pois devido a precisão e a qualidade oferecida pela solução apontada pela fluidodinâmica computacional, o sistema será redimensionado para a necessidade e as características do ambiente. Isso faz com que retrabalhos relacionados a ajustes para situações que possam ocorrer em ambientes com falhas de dimensionamento sejam evitados. Fazendo com que a equipe do criadouro fique focada no animal e não dividindo tempo em buscar soluções para equalizar problemas de temperatura.

Aumenta a produtividade.

Uma melhor homogeneização proporcionada pelo estudo CFD do ambiente, permite ao animal um ganho de conversão alimentar, pois sabe-se que o conforto térmico irá garantir a tranquilidade, livre de stress, que o animal necessita para sua alimentação. Além disso, devido ao conforto térmico, redução das perdas por ferimentos, doenças e mortandades são fatores alcançados, fazendo com que a produtividade seja elevada e a qualidade dos animais esteja em patamares diferenciados.

Atualmente, o CFD é a tecnologia mais eficiente para análise de ambientes que possuem desequilíbrios térmicos, estando hoje inserida na Zootecnia de Precisão com objetivo de elevar a performance na ambiência animal.

Blog