Quick contact info

Introducing a truly professional WordPress theme built to last! We developed Wilmër for all construction & architecture sites.

icon_widget_image Monday-Friday: 9am to 5pm; Satuday: 10ap to 2pm icon_widget_image 7300-7398 Colonial Rd, Brooklyn, NY 11209, USA icon_widget_image + (123) 1234-567-8900 + (123) 1234-567-8901 icon_widget_image wilmer@mikadothemes.com wilmer2@mikadothemes.com

5 Benefícios no aprendizado do OpenFOAM®

O OpenFOAM® é um software open source que possibilita analisar o comportamento de líquidos e gases, sendo possível obter ganhos de performance dentro do conceito da indústria 4.0.

Sua matriz de funcionamento tem particularidades que requerem conhecimento em linguagem C++ e mecânica dos fluidos para a sua utilização, o que faz com que, a cada novo problema físico, seja necessário reconhecer e implementar um procedimento próprio capaz de dar resposta às expectativas do utilizador.

Em suma, o adepto ao OpenFOAM® tem que estabelecer o que pretende retirar das simulações e pensar na forma, às vezes pouco evidente, de o concretizar, respeitando os recursos existentes na ferramenta.

E por que, mesmo assim, ainda é mais vantajoso utilizar o OpenFOAM® ao invés de softwares comerciais? Listamos os principais benefícios que você ou sua empresa podem obter com as aplicações no OpenFOAM®, confira:

 Código existente que permite criar novos métodos

Por ser um software GPL, possui adaptabilidade em relação ao código fonte e o seu potencial de personalização na construção de solvers. Atualmente, suas únicas fontes de auxílio para programação estão no Users Guide e Programmer’s Guide.

Eficiência em cálculos de conceitos abstratos

A técnica de orientação a objetos usada pelo OpenFOAM® permite ao usuário criar tipos de dados muito próximos aos utilizados na mecânica do contínuo, que usa equações de conceitos escalares, vetores, tensores, álgebra, cálculo e sistemas de unidades.

Redução de custo com licenças

O fato de ser gratuito permite que o usuário tenha uma considerável redução de custos, já que os gastos com licenciamentos podem ser reduzidos no custo do projeto.

Desenvolvimento Colaborativo

É o que chamamos de groupware, interface com ambiente compartilhado que permite que um grupo de pessoas trabalhem no mesmo projeto.

Análises e estudos aprofundados

O OpenFOAM® é muito utilizado no âmbito acadêmico por doutores e pós-doutores quando o assunto é CFD, já que permite que os usuários simulem situações físico-químicas não previstas. Ao contrário, nos softwares comerciais os cálculos e situações são pré-formatadas.

Quer aplicar o OpenFOAM® na sua empresa ou ter noções básicas e intermediárias sobre o assunto? Entre em contato conosco.